quarta-feira, 27 de abril de 2011

Rodízio de placas em Niterói

Publicado em: 27/04/2011 na Tribuna

Texto: Wellington Serrano
O líder do governo na Câmara Municipal Carlos Macedo (PRP), declarou, durante discussão sobre projeto do vereador Carlos Magaldi (PP) apresentado ontem, que define distância de 80 centímetros entre os veículos em estacionamentos, que a cidade de Niterói pode ter que utilizar o sistema de rodízio de placas para ajudar a descongestionar o trânsito no Centro da cidade. No sistema, cada dia da semana todos os carros com placas terminados em determinados números ficam proibidos de circular.
Macedo destaca que o trânsito cresceu muito nos últimos anos, mas os investimentos não acompanharam esse crescimento e os carros circulam em avenidas estreitas e antigas.
Como solução, o vereador sugere políticas de melhorias do transporte público e campanhas para conscientizar a população a buscar espontaneamente este meio de transporte e deixe cada vez mais seus carros em casa.
Caso contrário, Macedo acredita que em cinco anos será inevitável que Niterói adote o sistema de rodízio de placas, como já acontece em São Paulo, por exemplo.
“O trânsito está a cada dia inviável. Estamos próximos dos 220 mil veículos na cidade Não vejo outra alternativa para melhorar trânsito na cidade”, disse o parlamentar.
Ele destacou ainda que a Prefeitura de Niterói tem trabalhado muito no sentido de evitar que isso aconteça, com investimentos nas avenidas da cidade e com projetos que visam implantar novidades no sistema de transporte de passageiros.
“É fundamental que o prefeito, através da Secretaria de Urbanismo, faça o ordenamento da cidade e o controle das novas construções civis, que apesar de serem os principais empregadores da cidade, podem aumentar o fluxo e nos transformar em refém do trânsito da nossa cidade”, conclui Macedo.

Comentário da Lourdes:
Podiam também fazer um rodízio de prefeitos!
De verdade, não a Maracutaya que rola há mais de 20 anos, com 'postes' teleguiados como fantasmas de prefeitos que vimos tendo, incluindo enGodofredo, que pareceu mais um regra 3 de Jorge que um legítimo governante. 2012 vem aí, lembrem-se do Bumba e do ShiTsunami!

Nenhum comentário: