sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Manifestantes protestam contra fechamento de praça em Niterói

Secretário de Segurança e Controle Urbano, Wolney Trindade, disse que a Praça Leoni Ramos será cercada e que todos os vendedores ambulantes serão retirados do local


Moradores, frequentadores e alunos da UFF fizeram, na noite desta quinta-feira, uma manifestação contra o anúncio feito pelo secretário de Segurança e Controle Urbano, Wolney Trintade, de que a Praça Leoni Ramos, em frente à Cantareira, será cercada e que os ambulantes serão retirados do local. Centenas de pessoas compareceram. Foram colocados cartazes e distribuídos panfletos e adesivos. Organizadores realizaram campanha via internet para mobilizar participantes.
O protesto foi idealizado pelos ambulantes, que receberam o apoio do Conselho Comunitário da Orla da Baía de Niterói (CCOB), do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal Fluminense (DCE/UFF), do Comitê das Favelas de Niterói e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFF (Sintuff).
Estudante de Ciências Sociais da UFF, Marco Antonio Costa, de 25 anos, explicou que esta é a única saída para mostrar a insatisfação da população.
“Temos consciência de que há problemas aqui na praça, mas apenas colocar grades não é a solução”, protestou.
Já a diretora do Sintuff, Sandra Guizan, falou em defesa dos ambulantes da região. Segundo ela, os oito trabalhadores fixos da região têm muitos anos no local.
“É um absurdo fazerem isso com os ambulantes. Temos que lutar para que permaneçam e que a praça não seja cercada”, disse.
Trabalhando na Cantareira há 20 anos, o ambulante Flávio de Medeiros Mendonça, de 54, contou que sustenta os três filhos pequenos com a renda da barraquinha.
“O leite das minhas crianças sai daqui todos os dias. Se tiver que sair daqui, como vou sustentá-los?”, pergunta.
“Queremos que a Prefeitura nos regularize  e permita que fiquemos”, completou.
O vereador Renatinho (PSOL) foi dar seu apoio aos manifestantes.
“Se houver insistência de cercar a praça, lutaremos contra. Assim como estamos fazendo com o Campo de São Bento”, avisou.
O presidente do CCOB, José de Azevedo, contou os motivos da manifestação.
“Queremos que os ambulantes fiquem, pois já são tradicionais aqui, e evitar o fechamento da praça”, disse.
No domingo, será realizada uma manifestação, às 10h, no Campo de São Bento, em Icaraí, pela reabertura dos portões. Durante o ato, serão recolhidas assinaturas em um abaixo-assinado.

O Fluminense

Nenhum comentário: